sábado, 8 de setembro de 2007

Lista de Sites sobre investimento social

A lista de sites recomendados sobre investimento social corporativo, investimento social familiar, marketing relacionado a causas, sustentabilidade, responsabilidade social, entre outros, e boa leitura!
Business in the Community (BITC)
O Business in the Community é uma organização que pretende gerar benefício público, auxiliando empresas a aumentarem o impacto de seus negócios de maneira positiva na sociedade e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Com 20 anos de experiência, o BITC é composto por mais de 700 grandes empresas da Grã-Bretanha e mantém parcerias com cerca de 100 organizações nessa nação, além de mais de 60 outras no mundo, que compartilham conhecimentos para transformar a política em práticas. Sua biblioteca apresenta questões relativas à Responsabilidade Sócia, relatos de seminários internacionais, casos de sucesso etc.
Charities Aid Foundation (CAF)
A Charities Aid Foundation é uma organização sem fins econômicos, dedicada ao investimento social privado, com sede no Reino Unido. Tem como objetivo aumentar e fortalecer o investimento social privado, influenciar o poder público a favor do investimento social e ajudar doadores a identificar e apoiar causas sociais, oferecendo um amplo leque de serviços para doadores individuais, doadores corporativos e organizações sem fins econômicos.
Cause Marketing Forum (CMF)
O Cause Marketing Forum foi fundado em 2002, com o objetivo de ajudar empresas e organizações sem fins lucrativos a estruturarem programas de Marketing Relacionado a Causas. Para isso, criou: o Cause Marketing Forum Conference, um encontro anual, que reúne empresários e lideranças de ONGs para avaliar as melhores campanhas de MRC; o The Cause Marketin Halo Awards, um prêmio para reconhecer programas de MRC bem-sucedidos; o The CM Guide at causemarketingforum.com, um guia básico online, de pesquisa sobre MRC, com estudos, melhores práticas e outras dicas de criação de programas em MRC; além de cursos à distância e serviços de aproximação de empresas e ONGs para o estabelecimento de alianças.
Council on Foundations (COF)
O Council on Foundations é uma organização composta por mais de 2 mil fundações e programas de doação espalhados por todo o mundo. Oferece capacitação em liderança, serviços jurídicos e troca de experiências a seus membros e para o público em geral. Em sua seção “Learn”, estão disponíveis para download diversos documentos, que abordam desde como criar uma fundação, o status da filantropia e do investimento social em diversas partes do mundo, ética e governança, estímulo à diversidade etc.
European Foundation Centre (EFC)
Criada em 1989, o European Foundation Centre é uma associação internacional independente, sem fins lucrativos, com mais de 200 membros e associados, 350 iniciativas de filantropia comunitária e mais de 50 mil organizações ligadas a uma rede de 58 centros de informação e apoio em todo o mundo todo. O EFC sedia a Worldwide Initiatives for Grantmaker Support (WINGS), uma rede global com cerca de 100 associações de doadores e organizações de apoio. A biblioteca do site conta com informações sobre fundações privadas e empresariais na Europa, dados fiscais, filantropia comunitária, além de publicações do EFC – gratuitas ou pagas.
Grupo de Institutos e Fundações Empresariais (GIFE)
Reúne empresas, institutos e fundações brasileiras, de origem privada ou instituída, que realizam ações de investimento social privado. Atualmente, 86 organizações compõem a rede de associados do GIFE, investindo quase R$ 1 bilhão por ano em projetos. O site traz uma lista bastante rica de sites recomendados, organizados por temas. Oferece ainda serviço de divulgação de oportunidades de emprego e banco de currículos.
Grupo de Fundaciones (GDF)
Criado em 1995 por fundações doadoras da Argentina, o Grupo de Fundaciones é uma associação sem fins econômicos que tem o objetivo de promover e profissionalizar iniciativas de investimento social privado e incentivar a responsabilidade social empresarial. Promove a troca de experiências entre as entidades doadoras e a difusão das iniciativas do setor. O site conta com uma ampla biblioteca virtual, com documentos organizados por temas e diversos documentos para download.
Os documentos online sugeridos para leitura nesse site são interessantes. Explorar mais e verificar se não tem nenhum para colocar no portal.
The International Center for Not-for-Profit Law (ICNL)
A The International Center for Not-for-Profit Law é uma organização sem fins econômicos, que pretende criar um mundo no qual a sociedade civil possa se desenvolver livremente e participar das decisões públicas. Para atingir esse objetivo, seus programas e pesquisas são focados na promoção de um ambiente legal favorável para a sociedade civil e para a participação pública em todo o mundo. Em seu site, é possível encontrar um Centro de Conhecimento, com informações sobre a legislação de mais de cem países.
The Philanthropic Initiative (TPI)
The Philanthropic Initiative é uma organização sem fins econômicos, que presta consultoria em filantropia, nos Estados Unidos. Oferece planejamento estratégico e serviços programáticos para doadores individuais, famílias, fundações e empresas. A biblioteca do site traz alguns documentos sobre filantropia, ensaios, sugestão de livros e a newsletter da organização.
Worlwide Initiatives for Grantmaker Support (WINGS)
Criada em 2000, a Worldwide Initiatives for Grantmaker Support é uma rede global, composta por cerca de 120 associados e organizações de apoio a doadores, de 50 países, que tem por objetivos: trocar experiências, desenvolver maneiras de comunicação e colaboração entre seus membros e contribuir para o fortalecimento da filantropia mundial. A rede WINGS é composta pela WINGS-CF, que inclui organizações de apoio ao desenvolvimento e ao trabalho de fundações comunitárias e pela WINGS-CI, que reúne organizações que oferecem apoio a empresas que têm interesse em fazer investimento social. O link “Information and Resources”, traz um compêndio que reúne mais de 250 documentos de autorias diversas, pagos ou não.

Um comentário:

Eliel disse...

O Bem Social - Instituto de Cooperação Internacional, cuja missão é ser a referência em informação e integração da área social, primando tanto pela qualidade e relevância de seus serviços como pela facilidade em estabelecer a comunicação entre as entidades governamentais e privadas. Estas entidades estão intimamente vinculadas ao desenvolvimento das condições de vida do ser humano no planeta.
Acesse: www.bemsocial.org.br