domingo, 1 de julho de 2007

Programa de aprendizagem para jovens

Desenvolvimento Responsabilidade Social22/6/2007 - 15h33minSão Paulo - Instituto Unibanco e ONG Cipó lançam guia do Programa de Aprendizagem Estúdio Aprendiz Manuais serão distribuídos gratuitamente às instituições formadoras de jovens.
O Instituto Unibanco e a ONG Cipó – Comunicação Interativa - publicam essa semana guias de informações sobre a metodologia e as etapas do Programa de Aprendizagem Estúdio Aprendiz. Estruturado com base na Lei de Aprendizagem, o Estúdio Aprendiz tem como objetivo a capacitação técnica dos jovens e a contratação dos mesmos por parte das organizações associadas.A metodologia, desenvolvida em vários módulos e aperfeiçoada desde 2004, foi consolidada em duas publicações, o Guia Metodológico e o Guia de Atividades, que serão distribuídas gratuitamente para as instituições formadoras de jovens registradas junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).
"Vemos na publicação desse material uma oportunidade para aumentar uma maior aderência a Lei da Aprendizagem que é uma grande incentivadora na formação profissional de jovens que é um dos principais programas sociais do Instituto Unibanco.", explica Tomas Zinner, presidente do Conselho do Instituto Unibanco.
Sobre o Instituto Unibanco O Instituto Unibanco coordena e apóia atividades sociais, com foco de atuação na área educacional. Seu objetivo principal é participar ativamente de projetos que busquem preparar jovens para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho, por meio da educação - fonte de transformação e capacitação fundamental para a construção da dignidade do indivíduo. Os projetos apoiados pelo Instituto contribuem na redução da defasagem escolar, qualificação para o mercado de trabalho, incentivo ao voluntariado e capacitação de educadores, educação complementar e ambiental, com alto grau de multiplicação e de impacto social. Para mais informações acesse o site.
Sobre a CIPÓA CIPÓ Comunicação Interativa é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1999, que cria e dissemina metodologias de intervenção social que utilizam as tecnologias da comunicação para promover a garantia de direitos, o desenvolvimento e a participação de crianças, adolescentes e jovens. As iniciativas são disponibilizadas ainda para diversas instâncias da sociedade, a fim de que possam se apropriar e oferecer oportunidades mais qualificadas de formação e inserção social para os adolescentes e jovens de comunidades populares.
Nas escolas públicas, a CIPÓ capacita professores e alunos para que utilizem a tecnologia e peças de comunicação – como sites, programas de rádio, vídeos e jornais no processo de ensino/aprendizagem de conteúdos curriculares.

Em centros de inclusão digital, realiza programas que promovem o uso inteligente e criativo dos computadores. Nas comunidades, contribui no empoderamento de lideranças infanto-juvenis, que passam a usar os meios de comunicação como instrumento de monitoramento e influência de políticas públicas.

Junto a empresas, viabiliza a contratação e formação de jovens aprendizes via Lei da Aprendizagem. Com os veículos e profissionais da mídia, promove ações que potencializam o importante papel de informar e mobilizar a sociedade brasileira para fazer valer os direitos fundamentais de todas as crianças e adolescentes do país.

Nenhum comentário: