domingo, 10 de junho de 2007

Importância de antioxidantes para esportista

Atividade física melhora a vida na 3ª idade
08 de Junho de 2007

O geriatra Wilson Jacob Filho, professor da Faculdade de Medicina da USP, fala sobre atividade física entre os idosos. "Parte dos problemas nessa idade decorre do sedentarismo", diz.

Conte com a ajuda dos antioxidantes
07 de Junho de 2007

Atletas submetidos a treinamentos extenuantes, entre eles corredores com uma rotina de treino intensa, devem dar atenção especial ao uso de nutrientes com efeito anti-oxidante. O consumo elevado de oxigênio pela musculatura associado às reações químicas geradoras de energia durante a atividade física provocam um aumento na produção de radicais livres. Esses, por sua vez, reagem facilmente com estruturas como a membrana das células e moléculas orgânicas, causando lesão muscular, inflamação e retardando o processo de recuperação. A resposta contra esse tipo de agressão também está na alimentação.

• A hora das vitaminas - As conhecidas vitaminas A, C e E são excelentes antioxidantes. Elas estão presentes em grande quantidade nas frutas cítricas, vegetais (brócolis, por exemplo) e óleos vegetais. Frutas oleaginosas como a castanha-do-Pará, nozes e amêndoas são excelente fonte de calorias, vitamina E e minerais. Vários estudos comprovam que uma dieta rica em antioxidantes, após exercícios físicos intensos, diminui o dano muscular.

Associações e assessorias para corredores
07 de Junho de 2007

Muita gente gosta de correr sem companhia. São pessoas que encaram o tempo reservado para os treinos como uma espécie de terapia, em que cuidam do corpo e da mente. Mas há também os que preferem treinar em grupo. Para esses existem as associações de corredores e as assessorias esportivas. As associações são excelentes para quem vê a prática da corrida também como uma forma de conhecer gente e fazer novos amigos. Elas fornecem todas as informações necessárias aos iniciantes, promovem palestras com especialistas e organizam as corridas de rua. Já as assessorias esportivas, um mercado que tem crescido intensamente em São Paulo, cobra uma mensalidade do corredor e oferece o acompanhamento de um técnico, que monta um programa de treinamento individual e supervisiona o desenvolvimento do aluno. São duas ótimas opções para quem pretende começar no esporte. Abaixo uma lista das principais associações de corredores em todo o país:

•Associação de Técnicos de Corrida
www.atcsaopaulo.com.br

•Corredores Paulistas Reunidos
www.corpore.com.br

•Corredores de Rua do Distrito Federal
www.cordf.com.br

•Corredores do Rio de Janeiro
www.riorunners.com.br

•Corredores de rua
http://www.corredorderua.com.br/

•Acoruja (Associação dos Corredores de Rua do Rio de Janeiro)
http://www.acoruja.com.br/

•Corpa (Clube dos Corredores de Porto Alegre)
http://www.corpa.esp.br/

Organização paulista no Rio
07 de Junho de 2007

A Corpore, associação de corredores sediada em São Paulo, traz novidades no segundo semestre deste ano. O objetivo da entidade é ampliar o número e diversificar o perfil dos atletas que participam de seus eventos. Duas provas inéditas já estão programadas e com inscrições abertas. A primeira, uma corrida de 25 km, no dia 22 de julho, em São Paulo. A segunda, uma corrida no Rio de Janeiro, a RJ Classic, dia 26 de agosto. Um sonho antigo dos diretores da Corpore e também dos atletas cariocas, que terão a chance de constatar na própria cidade o excelente padrão de organização de provas. Fica a torcida para que, em breve, outros estados tenham a mesma oportunidade.



Cãibras - quando os músculos se revoltam
05 de Junho de 2007




Enquanto percorria a segunda metade da maratona, em Porto Alegre, passei por vários corredores parados à beira do caminho. O motivo era quase sempre o mesmo: cãibras. Meses de preparação e dedicação aos treinos podem não valer de nada quando os músculos decidem contrair-se de forma involuntária e muito dolorosa. Não é simples encontrar uma causa específica para este problema tão comum entre corredores. As contrações podem surgir de uma mecânica de corrida viciosa, pouca flexibilidade e calçados desgastados. Em casos mais sérios, até doenças vasculares ou endócrinas. O normal, porém, é que as cãibras decorram de desidratação e perda excessiva de sais minerais durante um grande esforço físico.



O que fazer na hora da dor aguda
05 de Junho de 2007

Na hora da dor aguda, a primeira providência é fazer um alongamento suave da região afetada e massagear o local após o relaxamento do músculo. Retomar o exercício aos poucos ajuda, mas o ideal é permitir o descanso da musculatura antes que uma contração transforme-se em lesão. Para prevenir-se desses incômodos, o recomendado é alimentar-se adequadamente, repor líquidos e sais minerais durante treinos ou corridas prolongadas e fazer alongamento antes e depois dos exercícios. Os que sofrem desse problema com freqüência devem procurar um médico.



Uma experiência para caminhar e meditar
05 de Junho de 2007

Na história brasileira alguns nomes se destacam pelo alcance e longevidade de suas obras. O padre espanhol José de Anchieta é um deles. No ano de 1569, o jesuíta fundou a cidade de Iriritiba (atual Anchieta), no litoral do Espírito Santo. Com o intenso trabalho apostólico que desenvolvia na região, Anchieta percorria, quinzenalmente, a pé a distância de 100 km até a capital Vitória. Há dez anos este personagem ilustre é homenageado com a realização do evento "Os Passos de Anchieta". Em uma experiência de esporte e fé, participantes de todo o país partem de Vitória com destino à cidade de Anchieta em uma jornada de quatro dias. Este ano são esperados 4.000 pessoas e a saída será quinta-feira, dia 7. O site da organização (www.abapa.org.br) traz fotos do percurso e várias informações.



Maratona de São Paulo
04 de Junho de 2007

A 13ª edição da Maratona de São Paulo reuniu no Parque do Ibirapuera mais de 10.000 corredores, na manhã deste domingo. O dia frio e nublado não foi suficiente para tirar o brilho da maior prova dessa modalidade no Brasil. O percurso é considerado um dos mais difíceis do país por apresentar uma variação altimétrica muito grande. Os quenianos dominaram a prova novamente, como em 2006, e venceram tanto no masculino como no feminino. A brasileira Marizete Moreira dos Santos chegou em segundo lugar, repetindo a mesma colocação de 2006. Entre os homens, Luís Paulo da Silva Antunes correu sua primeira maratona e chegou em terceiro lugar. Uma estréia promissora!

Rio de Janeiro - E na contagem regressiva para o início dos Jogos Panamericanos, os maratonistas brasileiros aguardam o dia 24 de junho para participarem da Maratona do Rio. A prova prevê uma pequena subida do km 20 ao 30, mas depois só descida. Há opções também para quem desejar correr a meia-maratona ou participar de uma corrida curta de 6 km. Inscrições no site www.maratonadorio.com.br.


Idéias e treinos para melhorar a corrida
01 de Junho de 2007




A prática de uma atividade física traz embutida a idéia de competição: entre equipes, entre indivíduos ou a simples disputa com nossos próprios limites - essa, às vezes, a mais acirrada de todas. Os praticantes amadores de corrida de rua se encaixam na última categoria. Esses, entre os quais me incluo, treinam para melhorar tempos pessoais, aumentar as distâncias percorridas, completar provas, enfim, melhorar o próprio rendimento. Para nos ajudar a vencer esses limites, surgem as teorias ou programas de treinamento milagrosos. E surgem aos montes, sempre divulgados em publicações e sites especializados. Algumas dessas idéias são deixadas no guarda-volume das invenções sem sentido. Outras, como a Teoria dos 180 Passos, se sustentam por alguns fundamentos e permanecem.



A teoria dos 180 passos
01 de Junho de 2007

Descrita por um renomado treinador norte-americano, Jack Daniels, em meados dos anos 80, esta teoria baseia-se no conceito de que existe um número ideal de passadas por minuto durante uma prova. Segundo ele, este número ideal gira em torno de 180 passadas/minuto. Dentro desta faixa o corredor realizaria o menor esforço possível para obter os melhores resultados. Ainda segundo a teoria, com esse ritmo de passadas, o atleta também estaria sujeito a um risco menor de lesões, pois o tempo em que seus pés ficam em contado com o chão diminui.



Descubra quantas passadas você dá
01 de Junho de 2007

Bem, acredito que maioria das pessoas jamais se preocupou em contar quantas passadas dá por minuto enquanto corre. Se você quiser descobrir, a conta é simples: conte o número de vezes que um dos pés pisa no chão durante um minuto, depois multiplique por dois. Segundo Jack Daniels, corredores de elite tendem a ter uma freqüência de passadas sempre maior que 180 passos por minuto. Isso significa que eles dão mais de 90 passos em cada pé por minuto, freqüência esta que não varia muito mesmo que não estejam correndo rápido. Corredores iniciantes, ficam em torno de 160, 165 passadas.



Corridas de montanha: força e natureza
01 de Junho de 2007

As corridas de montanha são ótima opção para quem gosta de desafios e de contato com a natureza. Uma das provas mais concorridas nesse gênero será realizada em São Sebastião, no litoral de São Paulo, dia 10 de junho. É a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha, com um percurso de 12 km, boa parte em subidas no Parque Estadual da Serra do Mar, com opção de corrida ou caminhada. A largada é feita ao nível do mar e os atletas atingem altitude máxima de 780 metros. Além de São Paulo, este circuito tem etapas em cidades de Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Informações e inscrições no site www.corridasdemontanha.com.br




Maratona, um sonho realizado
29 de Maio de 2007


André (segundo a partir da esq.) e parte da equipe que correu em Porto Alegre


Há muito tempo admiro a corrida da Maratona. Uma prova cuja história está repleta de lendas, feitos grandiosos, heróis e heroínas. A imagem do esforço sobre-humano feito pela suíça Gabrielle Andersen-Scheiss para terminar a maratona na Olimpíada de Los Angeles é algo que permanece como um símbolo na minha memória. E aposto que na memória de muitos corredores. A maratona é uma prova que ao mesmo tempo fascina e intimida. Experimentá-la era um desejo antigo. No início deste ano decidi que o momento de enfrentá-la havia chegado e iniciei um treinamento específico com esse objetivo. Foram cinco meses de preparação para participar da Maratona de Porto Alegre. Nesse período contei com a supervisão e a ajuda indispensável de um técnico profissional. Cumpri etapas preparatórias, treinos extenuantes, percebi meu corpo ganhar força e velocidade aos poucos. A cada etapa vencida me sentia mais condicionado fisicamente, mas também mais ansioso e apreensivo. Nenhum corredor, por mais bem preparado que esteja sabe exatamente como seu corpo e mente vão se comportar durante uma prova como essa.

Um bom começo - No fim de semana finalmente embarquei para a capital gaúcha carregando na mala a esperança de realizar um sonho e superar esse obstáculo gigantesco que me impus. Se cada corrida tem sua história, como todo corredor sabe, a história da minha primeira maratona começou bem. A expectativa de um frio insuportável que atingiria o sul do país no sábado não se confirmou. A temperatura estava baixa, na casa de 12 graus, mas nada assustadora. O dia estava lindo, ensolarado e com céu azul - um cenário perfeito. Na véspera já pudemos notar a boa organização do evento com disponibilidade de transporte para os atletas entre os principais hotéis da região e o local da prova. Entre os corredores um clima de muito coleguismo: os mais experientes compartilhavam dicas sobre o percurso com os iniciantes.

A emoção na largada - Na manhã de domingo, depois de um café reforçado, fomos para o local de largada. Ao escutar a sirene de partida tive de fazer um esforço para manter a emoção sob controle. O belíssimo percurso pelas ruas planas e arborizadas de Porto Alegre ajudou a suportar o esforço que duraria horas. A cada quilômetro cálculos e mais cálculos para saber a velocidade e planejar a tática para os próximos trechos. O cronômetro e medidor de freqüência cardíaca foram consultados sem trégua. Aos poucos a quilometragem percorrida aumentava e a distância entre o sonho e a realidade diminuía. A temida marca dos 32 km já havia passado e eu ainda não apresentava sinais de fadiga. Eu quase não acreditava na resposta do meu corpo ao tempo em que estava correndo.


Energia de sobra na chegada - Os últimos cálculos me mostraram que eu poderia superar mais um desafio: terminar a prova com tempo inferior a 4 horas. Quando passei pela placa de 40 km, consegui apertar ainda mais o ritmo, controlando os batimentos cardíacos. Passei pela última curva e consegui visualizar a linha de Chegada. O som da vibração do público se misturou com os pensamentos que vinham à minha mente. Depois de correr 42.195 metros em 3 horas, 59 minutos e 45 segundos eu chegava, enfim, a uma nova dimensão em minha vida. A maratona estava vencida. Um sonho estava realizado. Meses de dura preparação tinham valido a pena. Pude extravasar nesse momento toda a emoção represada nas últimas semanas. Sentimento que estava presente em cada corredor que chegava. A área de dispersão era uma região de lágrimas, abraços efusivos e muita alegria pela vitória. Todos exibiam orgulhosos a medalha no peito. Cada um com sua história pessoal de superação. Todos vencedores!



Agradecimento pelo ‘doping emocional’
29 de Maio de 2007

Nos últimos meses recebi várias mensagens de apoio de leitores, como mostrou a nota da redação abaixo. Durante a prova, por várias vezes, fixei meu pensamento nesses e-mails e a cada lembrança eu ganhava uma maravilhosa dose de energia extra. Um verdadeiro e saudável ‘doping emocional’! Quando decidi correr essa prova jamais imaginei que fosse receber esse prêmio de valor inestimável. Deixo aqui o meu agradecimento sincero a todos e o pedido para que não desistam de sonhos. Uma lição que o esporte sempre traz para nossas vidas.




Atividade física e prevenção às doenças
25 de Maio de 2007




Um dos objetivos principais desta coluna é, por meio das corrida, estimular a prática saudável da atividade física. Todos sabemos que a praticidade e o conforto trazidos à nossa rotina pela tecnologia tornaram-se combustíveis para o sedentarismo. Isso sem contar a quantidade de vezes que usamos o argumento fácil de "falta de tempo" para não nos dedicarmos a um esporte. O sedentarismo é um fator de risco significativo para o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a insuficiência coronariana e acidentes vasculares cerebrais - derrames. Um estudo populacional clássico constatou que o risco de o sedentário ter um infarto é comparável ao risco de uma pessoa hipertensa, com colesterol alto ou tabagista. Outro dado indica que o simples ato de andar regularmente com moderada intensidade diminui de forma significativa o risco de derrames cerebrais.



Saúde para o corpo e para a mente
25 de Maio de 2007

O exercício físico é útil não apenas na prevenção de doenças, mas é parte fundamental de programas para reabilitação de pacientes que sofreram dano miocárdico. As recomendações da Associação de Cardiologia Americana colocam o incentivo à prática de exercício regular e bem orientado no mesmo patamar de medidas como o controle de peso, dos níveis de colesterol e do combate ao tabagismo. Em alguns centros cardiológicos já existem programas de reabilitação domiciliares, por meio de esteira ergométrica, supervisionados à distância. No entanto todas estas medidas serão de pouco valor se não forem incorporadas de maneira sólida e definitiva ao estilo de vida de cada um. Mesmo no meio do turbilhão da vida moderna há espaço para uma vida com qualidade e saúde. (Saúde) Física e mental.




Dicas para correr provas de 10 km
24 de Maio de 2007

O atleta e treinador de corridas Adriano Bastos fala sobre o crescimento das provas de 10 km nos grandes centros urbanos. E dá dicas para enfrentar o desafio com segurança. (ASSISTA)




As músicas que escolhi para me acompanhar
22 de Maio de 2007

Durante as longas horas em que estarei percorrendo as ruas da capital gaúcha terei a companhia do meu MP3 player. Uma ótima maneira de diminuir o stress físico e mental destes 42 km. Ainda não terminei de organizar esta longa lista musical, mas já separei algumas favoritas. Se você tem alguma sugestão, ou gastaria de compartilhar as músicas de seu treino com outros corredores, envie-as para domingues.al@gmail.com

1. Make a Sound - Autopilot Off (foto)
2. Vai Mudar - CPM 22
3. Where the Streets Have no Name - U2
4. Meu Erro - Paralamas do Sucesso
5. Walk of Life - Dire Straits
6. Come On Let's Go - Ritchie Valens
7. Let Her Cry - Hootie and the Blowfish
8. Travelling Band - Creedence Clearwater Revival
9. You're a Superstar - Love Inc.
10. É Hoje - Monobloco




Os bebês podem acompanhar nas corridas
18 de Maio de 2007




Conciliar as atividades profissionais e domésticas com os horários dedicados à atividade física é uma tarefa complicada. Mais difícil ainda quando se trata da rotina de corredores ou corredoras com filhos pequenos. Um amigo médico tenta, há um ano e meio, descobrir como fazer isso, sem prejuízo de nenhuma das partes. Desde a chegada de seu primeiro filho, foi-se o tempo livre, o horário determinado para os treinos, as horas de lazer. Só há alguns meses, ele conseguiu se organizar e entrar para o grupo dos pais que em vez de andar com seus filhos, resolvem correr com os mesmos. A aquisição de um carrinho de bebê incrementado foi o passo inicial. Rodas resistentes e com fácil movimentação, molas amortecedoras, cinto de segurança, proteção para o sol, sistema de freio de emergência e suportes para mamadeiras, fraldas e outros acessórios. Parece um número sem fim de exigências, mas são requisitos indispensáveis a um bebê.



Uma experiência inesquecível
18 de Maio de 2007

Semana passada aproveitei para acompanhá-los em um treino no sábado de manhã. Horário ideal para escapar do trânsito, poluição e de alguns motoristas mal educados. Uma corrida leve por ruas tranqüilas de São Paulo. Em nenhum momento houve choro ou reclamação por parte do ocupante do carrinho. Ele adorou cada minuto do passeio, curtiu o vento suave no rosto e fixou atenção às novidades que passavam ao seu redor. A trepidação natural do asfalto e as subidas e descidas de calçadas viravam uma brincadeira para ele. Um simples passeio que se tornou mágico. Em determinado momento, enquanto eu corria ao lado do carrinho, escutei um som e ao virar o rosto vi uma mãozinha estendida em minha direção. Corremos juntos, eu e meu pequeno amigo, durante pouco tempo, mas esta imagem e sensação serão inesquecíveis. Ao final do treino ainda houve tempo para brincar num parquinho, antes que o carro de apoio materno fosse nos buscar.



A dor no calcanhar ou Fasceíte Plantar
15 de Maio de 2007

Muitos leitores têm escrito e-mails com dúvidas a respeito da Fasceíte Plantar. Esta é uma doença comum em corredores com pisada em hiperpronação ou com o pé cavo (oposto do pé chato). Ela começa com uma inflamação no local onde a fáscia plantar (estrutura fibrosa que envolve músculos e tendões do pé) se fixa ao osso calcâneo. O resultado é uma dor na região do calcanhar, que pode aparecer tanto depois de um período longo de repouso como após atividade física prolongada. Sem o devido diagnóstico e tratamento o problema pode evoluir para uma ruptura dessa estrutura. O recomendado é procurar um ortopedista para a avaliação.



Tratamento médico e interrupção das corridas
15 de Maio de 2007

Nos casos iniciais, o tratamento será feito com uso de medicamentos, alongamentos e interrupção das atividades que provocam o sintoma. Ficar sem correr é algo que incomoda bastante o atleta, mas é uma condição importante durante a recuperação. Para manter o condicionamento físico, o corredor pode fazer exercícios que não causem impacto no local - natação é o mais indicado. Antes de chegar a isso tudo, portanto, é bom prevenir-se. Nunca esqueça da importância do alongamento adequado e do uso de calçados apropriados para o tipo de pisada e tipo de arco plantar.



Uso de vitaminas não pode ser aleatório
08 de Maio de 2007

Muitos atletas têm por hábito consumir suplementos vitamínicos na tentativa de melhorar rendimento ou compensar uma possível deficiência. Também muita gente me escreve para perguntar se deve tomar esta ou aquela vitamina, consumir este ou aquele suplemento. Uma alimentação balanceada, no entanto, com a ingestão freqüente de frutas e vegetais oferece a quantidade diária de vitaminas e sais minerais que um organismo saudável necessita. O uso do suplemento só é indicado às pessoas com distúrbios orgânicos ou dietas inadequadas, com a função – nesses casos – de ajudar na recuperação de déficits. O consumo em excesso destas substâncias pode, em alguns casos, levar a problemas como litíase renal, diarréia, cefaléias, entre outros. Na dúvida quanto à necessidade ou não de complementar a alimentação deve-se procurar uma avaliação médica e nutricional adequada.




Exagero, faça de tudo para evitá-lo
03 de Maio de 2007




Depois que escrevi sobre a gripe que me atacou em meio aos treinos para a maratona, recebi alguns e-mails com relatos semelhantes de leitores preocupados. Eles reclamaram de fadiga, falta de ânimo, irritabilidade, insônia e.... gripes constantes. Aspectos típicos de excesso de treino (o que os treinadores chamam de overtraining). Ou seja, sintomas que por natureza não deveriam estar agregados à prática saudável de um esporte como a corrida. Se estão, é por que algo deve ser mudado na condução dos treinos ou em nosso comportamento. É importante reconhecer, pelos sinais do corpo, o limite entre o exercício que garante saúde e bem-estar e o treino que leva a lesões e stress físico. A intensidade, o volume e a freqüência com que treinamos devem estar de acordo com um objetivo que traçamos – uma prova de 5k, 10, ou uma maratona – mas antes disso devem, principalmente, servir à nossa saúde, à boa qualidade de nossos corpos e mentes. Se você começou a ter problemas – lesões ou baixa imunidade – por causa da corrida é hora de repensar seu treinamento.



Não hesite em diminuir o ritmo
03 de Maio de 2007

Uma dica normalmente dada por treinadores profissionais quando os primeiros sinais de overtraining surgem é reduzir a prática por um mínimo de duas semanas. Nesse período é possível manter o treinamento com redução de quilômetros percorridos, ou ainda diminuir os dias de treino na semana. Em paralelo é bom que se faça muito alongamento e uma outra atividade física prazerosa. Atenção especial à nutrição – com consumo equilibrado de proteínas e carboidratos. E depois é só voltar com calma à sua rotina anterior. Procure a orientação de um treinador profissional.



Canelite: um mal comum entre corredores
27 de Abril de 2007




Difícil encontrar um corredor que já não tenha sofrido com um dos males mais comuns neste esporte: a dor ao longo da perna, comumente chamada de canelite. No meio médico ela é conhecida por Síndrome do Estresse Medial da Tíbia. Esta dor ocorre devido a uma inflamação nos músculos e estruturas ao longo da tíbia. De maneira geral, o incômodo aparece no início do esforço, melhorando durante a atividade física e retornando após a mesma. Estima-se que a canelite represente cerca de 15% de todas as lesões entre corredores.



É possível prevenir-se dela
27 de Abril de 2007

Os que mais sofrem desse mal são os iniciantes ou aqueles com aumento súbito na intensidade de treinamentos. Utilizar tênis inadequado para o tipo de pisada ou pouco flexíveis também aumenta a possibilidade de as dores aparecerem. Uma boa forma de prevenir-se é variar o tipo de terreno – grama, terra batida, areia - e não aumentar de maneira brusca a carga de treinos. Além, é claro, de usar o tênis correto para seu tipo de pisada.



O diagnóstico correto é importante
27 de Abril de 2007

O tratamento consiste no repouso, uso de medicações anti-inflamatórias, gelo local e alongamentos da musculatura atingida após melhora da inflamação. Durante a recuperação o atleta pode manter o condicionamento físico por meio de outras atividades, como a natação. Se você sofre com essas dores, antes de mais nada deve procurar um médico especializado para ter certeza do diagnóstico. Há outras causas para a dor nessa região, como fraturas por estresse, trombose de veias profundas ou até mesmo tumores.





Da dor à chegada. Só um corredor sabe
27 de Abril de 2007

Durante quase todo o ano de 2004 eu lidei com uma canelite. No meu caso, um tênis com amortecimento ruim deu origem a uma dor que me incomodou em inúmeras corridas e treinos. Olhava na rua as pessoas correndo despreocupadas sem dor e imaginava se algum dia eu voltaria a correr daquele jeito. Usei todas as alternativas possíveis de tratamento, mantive os treinos em menor intensidade, troquei de tênis. A bolsa de gelo tornou-se companheira de todas as horas. Neste período me recordo de maneira especial de uma corrida. Era um percurso inédito de 13 km. Logo no início sentia bastante dor nas pernas.

Diminuí o ritmo e pensei em abandonar. Continuei mesmo assim, jogando água gelada nas pernas. Na metade do caminho uma surpresa para os corredores, uma íngreme ladeira com 2 km de extensão e uma elevação de 100 metros. Superava meus limites a cada quilômetro impulsionado por uma motivação que só quem corre consegue explicar (Only a runner knows the feeling!). Cruzei a linha de chegada sob forte emoção ao som do Tema da Vitória, recordando o ídolo Ayrton Senna. Alguns meses depois já me encontrava livre da canelite. Hoje em dia, a cada passada sem dor, agradeço minha saúde e valorizo ainda mais o treinamento correto e bem orientado.




Programe-se para as provas de junho
01 de Maio de 2007
Saiba quais são as principais competições no Brasil e no exterior




Compras de produtos esportivos na internet
24 de Abril de 2007

Um catálogo online de produtos esportivos, desenvolvido por uma loja de esportes americana, a Road Runner Sports, traz o que há de mais atualizado em acessórios para corredores, homens e mulheres. Nele encontra-se desde os diferentes modelos de tênis, das diversas marcas e para todos os tipos de pisadas até modelos de relógios, freqüencímetros, meias, roupas. Mesmo quem não pretende comprar nada pode descobrir boas dicas sobre os tipos de pisadas e como escolher o tênis ideal. O endereço é www.roadrunnersports.com/rrs




Provas de 5 km e 6 km são ótimas para começar
20 de Abril de 2007




Tomar a iniciativa de começar a correr pode ser uma decisão difícil. Muitas vezes acreditamos que somos incapazes de manter o fôlego por determinado tempo ou distância e acabamos permitindo que o sedentarismo tome conta de nossas vidas. Traçar metas é uma boa maneira de fugir desta inércia. Por que não colocar uma prova como objetivo para o próximo mês? As corridas de rua são excelente motivação para todos. O clima de festa que normalmente cerca esses eventos é contagiante e recompensador. Empresas organizadoras de corridas costumam incluir percursos curtos como alternativa aos tradicionais 10, 21 ou 42 km. Por exemplo, em quase toda meia-maratona pode-se encontrar a opção de correr 6 km. Para os iniciantes é a distância ideal. A chegada não parece tão distante da largada e com um período curto de treinos é possível terminar sem grandes dificuldades.



Elas servem a iniciantes e veteranos
20 de Abril de 2007

Um corredor iniciante, mas treinado, levaria em média pouco mais de 30 minutos para completar essa prova – o tempo mínimo de atividade física recomendado para a obtenção de benefícios cardiopulmonares. O atleta mais experiente, por sua vez, pode utilizar essas distâncias curtas para impor um ritmo de corrida mais forte desde o começo, obtendo tempos melhores. No calendário de provas encontram-se várias corridas com distâncias curtas. Basta escolher uma e iniciar os treinos. Sempre com orientação e supervisão adequada. Depois valem aquelas velhas regras que venho ditando há tempos nessa coluna: não desanime, não se entregue à preguiça, descubra seus recursos de motivação e em breve você se surpreenderá com os resultados positivos.




A asma e os exercícios físicos
13 de Abril de 2007




A asma é uma das doenças mais comuns na população em geral. Ela tem como principal característica os repetidos episódios de crises onde há um estreitamento das vias aéreas, o broncoespasmo. Há pessoas que apresentam uma reação exagerada a determinados estímulos (poeira, por exemplo), causando o broncoespasmo e levando à falta de ar e sibilância. A atividade física, pode parecer estranho, mas é um desses estímulos desencadeantes. Estima-se que até cerca de 20% dos atletas de elite sofram de asma. Como eu já havia comentado em uma nota anterior sobre respiração, o exercício físico aumenta o volume de ar que chega aos pulmões. Com isso há maior exposição a irritantes e substâncias alergênicas inaladas.



Como ficam os treinos no outono e inverno
13 de Abril de 2007

Estações com temperaturas mais frias e clima mais seco contribuem para o aumento no número de crises. Nesses períodos do ano, o ar frio intensifica as respostas inflamatórias nos brônquios. Em cidades como São Paulo, que apresentam elevados níveis de poluição e estações do ano relativamente mais definidas, o cuidado deve ser redobrado. A temporada que vai do outono ao começo da primavera é o mais crítico, com uma concentração maior de poluentes no ar. Pessoas com problemas respiratórios devem diminuir a intensidade de treinos em dias muito frios ou secos, evitar ambientes fechados e poluídos, utilizar vestimentas adequadas para o frio, manter-se bem hidratados e alimentados. Os atletas asmáticos podem manter os treinamentos sem maiores problemas, desde que o acompanhamento médico e o tratamento habitual estejam em dia.




Vitamina C e boa alimentação ajudam
13 de Abril de 2007

Um estudo recente realizado na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, chegou a uma conclusão interessante. A suplementação de vitamina C (o ácido ascórbico), feita por duas semanas na dieta de atletas asmáticos, atenuou os episódios de asma induzidos pelo exercício. Os indivíduos analisados apresentaram, de maneira significativa, diminuição da resposta inflamatória nas vias aéreas desencadeada pelo esforço, diminuição dos sintomas de asma e melhor performance nos testes de função respiratória pós-esforço. Os pesquisadores acreditam que a ação antioxidante da vitamina C seja importante como complemento aos tratamentos farmacológicos existentes, permitindo que cada vez mais pessoas possam praticar seus esportes sem limitações.

Nenhum comentário: